quarta-feira, 4 de agosto de 2021

São Felipe BA: II Sessão Ordinária do II período de 2021, é marcada por muitas reclamações e denuncias


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (04/08), a segunda sessão ordinária do segundo período de 2021, da
 Câmara Municipal de Vereadores de São Felipe. Os trabalhos se iniciaram por voltas das 10hs e terminou por volta das 12:30hs. Todos os Edis compareceram ao expediente. Foram apresentados as indicações, requerimentos, e leitura de projetos de lei do executivo.

O grande expediente foi marcado por muita discussões, reclamações e denuncias. A maioria do vereadores fizeram o uso da fala e apresentaram suas pontuações.

Veja a seguir o vídeo na integra da sessão desta quarta-feira, transmitida ao vivo pelo site JC Repórter. Leia mais.



terça-feira, 3 de agosto de 2021

São Felipe BA: Presidente do SINDSEMSF fala sobre Assembléia e destaca aquisição de um Terreno para o Sindicato

 




O presidente do SINDSEMSF (Sindicato dos Servidores Municipais de São Felipe), Evandro, e uma das associadas e colaboradora, Viviana Andrade, participaram na tarde desta terça-feira (03/08), do Programa JC Repórter e falaram sobre Assembléia de Prestação de Contas de 2019/2020.

Evandro destacou a importância do Sindicato, e pontuou algumas conquistas de sua gestão ao longo de seu mandato. Segundo ele a maior conquista da entidade, foi aquisição de terreno recentemente, para a construção de sua sede do Sindicato.


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Maragojipe BA: Secretário de Governo, e Chefe de Gabinete, falam das ações do Prefeito Valnicio




Marcos Vínicios destacou a oportunidade que o prefeito Valnicio tem proporcionado a juventude maragojipana. E se colocou como exemplo dentro deste processo, ele com apenas 21 anos, ocupar a função de Chefe de Gabinete. Vinicios ainda pontuou as conquistas do prefeito Valnicio neste inicio de trabalho.

Veja a seguir a entrevista completa com Manoel e Marcos onde eles ainda falam sobre outros temas: Covid-19, a prioridade da gestão neste inicio de mandato, Porto de São Roque, BR-242, IG da Farinha Copioba, Articulação política da Gestão, Restauração da Igreja de São Bartolomeu, BR do Inhame. Entre outros assuntos também entrou atual conjuntura política para 2022, tanto regional como Nacional.



Convite do Sindicato dos Servidores Municipais de São Felipe

 




quarta-feira, 6 de julho de 2016

São Felipe BA: Vêm ai o primeiro campeonato comunitário do Cangalheiro





Aviso de convocação da Justiça Eleitoral zona 184ª


São Felipe BA: Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, fala da segunda etapa do mutirão do glaucoma




São Felipe BA: Dona Valdete pede sua ajuda

A senhora Valdete da Cruz, moradora da Rua da Mangueira, vem passando muitas dificuldades em virtude de seu problema de saúde e precisa de ajuda. Sua filha Milena, solicita para quem puder contribuir com doações entrar em contato pelo Telefone (071) 986390283.

Há urgência na aquisição de uma geladeira, pois a mesmo faz uso de medicamento que precisa ficar em baixa temperatura, ultimamente ela tem contado com ajuda de vizinhos para manter seus remédios em estado de refrigeração requisitada. Ela precisa também de matérias para construção além de outras ajudas.


Dona Valdete, já deu entrada no INSS, mas a perícia só será realizada em agosto e as necessidades são de urgências, pedimos o apoio de todos neste caso.  

terça-feira, 10 de maio de 2016

São Felipe BA: Resultado da 6ª rodada do 3º Campeonato da Copioba da Boa Esperança

Foi realizada na manhã deste domingo a 6ª rodada do terceiro campeonato da Copioba da Boa Esperança.  Confira os resultados a seguir.

08/05
Bom Gosto 2 x 1 B13
08/05
Labi Sal      1 x 0 Batatan

SÃO FELIPE BA: VEM AI, 2ª FESTA DA PAZ

Ação sobre higiene bucal beneficia alunos da rede municipal de São Felipe

Um projeto integrado entre a FTD Educação e Colgate irá beneficiar, na próxima quarta-feira (11), quatro escolas municipais de São Felipe com uma ação sobre higiene bucal, que contará com palestras realizadas por dentistas e apresentação de peça teatral sobre o tema.


São Felipe é um dos 48 municípios baianos beneficiados pela ação, que acontece entre os meses de abril e maio, beneficiando, no total, cerca de 100 mil alunos de 525 escolas públicas.

Além das palestras e apresentações teatrais, os realizadores da ação irão entregar, aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de São Felipe, 900 kits compostos por escova dental, creme dental, sabonete antibacteriano e folhetos explicativos sobre a prática da escovação.

No município, 12 escolas municipais (sendo quatro na sede e oito no campo) serão beneficiadas pela ação com a entrega dos kits de higiene bucal.

A ação foi iniciada no dia 29 de abril, em Salvador e Lauro de Freitas. A iniciativa será encerrada no próximo dia 16, na cidade de Feira de Santana. Durante a visita da equipe da FTD Educação e Colgate a São Felipe, será apresentada a peça infantil A Fada dos Dentes Saudáveis, do Grupo Estação Teatral.

Inspirado na lenda da Fada do Dente, o espetáculo recria e valoriza a cultura popular e a importância da oralidade já na infância, além de concretizar ideias de novos hábitos de higiene e saúde.


“A prática de hábitos saudáveis já é uma realidade na nossa rede municipal, e esta ação da FTD Educação e Colgate vem para aperfeiçoar esse trabalho que desenvolvemos com os alunos. Estudos mostram que boas práticas de higiene reduzem os índices de doenças nas crianças, o que beneficia o aprendizado delas”, destaca o secretário da Educação de São Felipe, Pedro Araújo Junior.

São Felipe BA: Secretário Municipal de ADM Pedro Júnior fala sobre vários assuntos ligado a sua pasta. Acompanhe os detalhes aqui

São Felipe: Presidente da Câmara deixa grupo do prefeito e deve ser vice na chapa de oposição

O presidente da Câmara Municipal de São Felipe, vereador Antonio Jorge Macedo "Choquinha", deixou o grupo político do prefeito Chiquinho Ferreira e deve ser o candidato a vice na chapa da oposição, comandada pelo ex-prefeito Rozálio Souza da Hora.

O anúncio oficial deve ser feito pelo próprio Choquinha durante a sessão da Câmara desta terça-feira (10). Nesta quinta-feira (5), Choquinha se reuniu com Rozálio, além de vereadores aliados ao ex-prefeito, e o martelo da chapa, pelo menos por enquanto, foi batido.

Com a saída de Choquinha, o prefeito fica apenas com quatro vereadores, enquanto sete estão na oposição. Esta é a terceira baixa de Chiquinho na Câmara. Antes de Choquinha, o vereador Orlando Reis decidiu ir para a oposição e o vereador Zé Carlos se afastou da gestão municipal e hoje se diz neutro, sem apoio a nenhum dos dois lados.

Nos bastidores, fala-se que o afastamento de Zé Carlos se deu por desavenças com o secretário da Educação e Administração da gestão municipal, Pedro Araújo Junior, mesmo motivo que levou a ida de Choquinha para a oposição.

As três baixas têm um ponto em comum: a insatisfação em relação à articulação política de Chiquinho, o que provocou desgastes, levando ao rompimento das alianças. Nos bastidores, se diz que o discurso de Choquinha na próxima terça-feira será bastante contundente.

Chiquinho tem feito um governo à frente da Prefeitura, principalmente na segunda gestão, com obras relevantes para a população. As escolas de São Felipe hoje são consideradas referências na Bahia e no Brasil, graças a um investimento massivo do prefeito na Educação. Mesmo com os atrasos nas obras, as reformas das duas praças estão praticamente concluídas. Além disso, houve ainda grandes investimentos em calçamento, tanto na zona urbana quanto na rural.


No entanto, a saída de nomes como Zé Carlos e Choquinha pode ser decisiva politicamente. Fato é que o grupo político de Chiquinho Ferreira se enfraquece e a sua missão de eleger um substituto vai ficando mais complicada. O candidato do prefeito deve ser o coordenador de Esportes da Prefeitura, Gregório Barbosa. Antes, falava-se que Choquinha seria candidato a vice na chapa de Gregório. Agora, outros nomes são especulados, como o do empresário Reinaldo Ferreira.

Vereador Jair Araújo participa das discussões dos conselhos municipais de Saúde e Segurança

O Conselho Municipal de Saúde, que foi formado e está ativo, e o Conselho Municipal de Segurança Pública, que está em fase de formação, representam grande relevância para São Felipe. Nestes conselhos, diversos representantes da sociedade participam de reuniões para discussão entre os membros, visando a busca de soluções para os problemas e dificuldades enfrentadas pela população.

Sempre atuante e buscando soluções para os problemas da comunidade, o vereador Jair Araújo está participando das reuniões dos dois conselhos, com o objetivo de contribuir com as discussões melhorar a prestação de serviços de Saúde e Segurança para a população.

"Acredito que, entre as minhas funções como vereador e homem público, está contribuir com estas discussões, que são relevantes para que possamos buscar um futuro melhor para nossa cidade. Parabenizo a Prefeitura por implantar esses dois conselhos, que são de fundamental importância para o município", pontua Jair.

O vereador lamenta os casos de violência ocorridos em São Felipe nos últimos meses, o que tem deixado a população assustada. No entanto, Jair Araújo parabenizou o trabalho do novo delegado titular de São Felipe, Adilson Bezerra de Freitas, e também da Polícia Militar, que têm se esforçado para combater a criminalidade e dar tranquilidade aos moradores do município.

"O delegado tem se esforçado, assim como nossos nobres policiais militares. No conselho, esperamos contribuir para amenizar essa sensação de insegurança em nossa cidade. Até na zona rural as pessoas estão sofrendo com essa situação. Nosso objetivo é somar esforços e buscar soluções conjuntas", diz Jair.

Ele ainda afirma que é preciso continuar cobrando do governo do estado soluções mais efetivas para a Segurança Pública em São Felipe. "Sabemos que a situação de insegurança está presente em todo o estado, mas sempre temos que pressionar o governo para cobrar medidas mais efetivas. Nosso povo merece viver com tranquilidade, e é por isso que nós lutamos", afirma o vereador.

Jair destaca que o investimento em ações sociais e educativas são, também, uma forma de investir em segurança. "Eu sempre busco apoiar e incentivar ações desse tipo, como campeonatos de futebol e atividades desenvolvidas nas próprias comunidades rurais. A Prefeitura também tem investido, com um excelente trabalho na Educação. Essa é uma forma de proporcionar mais conhecimento para nossos jovens, dar a eles oportunidades para evitar que eles sejam cooptados pelo crime", destaca Jair.

Saúde
Além disso, no Conselho de Saúde, o vereador afirma que o objetivo é auxiliar nas políticas públicas de Saúde para São Felipe.

"A Prefeitura e a Secretaria da Saúde tem feito um bom trabalho, mas sabemos que ainda há dificuldades, como o nosso hospital, que está prestes a ser reformado pela gestão municipal. Estamos participando das discussões e dando nossa contribuição. O conselho garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde", afirma o vereador.

Com o conselho, Jair pontua que é possível maior participação da população nas políticas públicas, o que permitirá um esforço conjunto visando qualificar ainda mais a prestação de serviços para a população.


"O conselho já vem acompanhando as verbas públicas encaminhadas pelo SUS e também os repasses do governo federal, além de participar da formulação de metas para a Saúde. Nossa atuação não vai se limitar apenas a acompanhar a assistência médica individual oferecida à população, mas também vamos buscar atuar na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões", frisa Jair Araújo.

Aniversário de São Felipe: Desfile cívico terá por tema “A Diversidade Cultural no Brasil”

No próximo dia 29 de maio, o município de São Felipe irá comemorar 136 anos de emancipação política. Como já é tradicional para celebrar esta data tão relevante para a cidade, a Prefeitura Municipal de São Felipe irá realizar um desfile cívico, coordenado pela Secretaria da Educação, que terá por tema “A Diversidade Cultural no Brasil”.


No ano passado, o desfile contou com belas apresentações dos alunos da rede municipal de ensino, que utilizaram fantasias de personagens de contos de fadas e de figuras que fazem parte da cultura nacional, como os índios. A beleza do desfile encantou a população.

Para este ano, as escolas municipais já estão trabalhando a todo vapor para apresentar mais um desfile que irá surpreender e encantar a população local.

O desfile irá abordar diversos temas, como a pluralidade e riqueza da cultura brasileira; os aspectos da configuração sociocultural brasileira; cultura popular; cultura erudita; os limiares entre alta e baixa cultura; e a cultura como prática e reflexo social.

“No ano passado, as escolas mostraram que podem fazer um desfile maravilhoso e espetacular. Os olhos das pessoas ficaram brilhando com as apresentações dos alunos. Confesso ter ficado muito orgulhoso com tudo que vi”, lembrou o secretário da Educação, Pedro Araújo Junior.


Segundo ele, todas as escolas já estão em ritmo avançado de preparação para o desfile desse ano. “A preparação está de vento em polpa. Alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários estão em plena sintonia, e por isso as coisas fluem melhor na rede municipal de São Felipe. Não tenho dúvidas que teremos mais um belo desfile esse ano”, destacou Pedro Junior.

Artigo do prefeito Chiquinho Ferreira: Um concurso histórico

No ultimo dia 22 de abril, demos um passo importante para o progresso de São Felipe com a divulgação do resultado do concurso púbico municipal. Os aprovados na seleção irão reforçar nosso quadro de pessoal e melhorar ainda mais a prestação de serviços públicos essenciais, como nas áreas da saúde e educação, o que vai qualificar ainda mais o atendimento à nossa população.


Quero, de antemão, parabenizar todos os cerca de 5 mil candidatos que se inscreveram para o concurso e, em especial, os aprovados. Desejo a vocês muita sorte nessa nova jornada e que possam, com muito amor e dedicação, prestar um grande serviço para São Felipe e sua tão querida população. Não podemos deixar de admitir que o a divulgação do resultado foi demorada, e que isso causou desgaste e apreensão para aqueles que realizaram o processo seletivo.

No entanto, quero garantir que a Prefeitura Municipal de São Felipe realizou um processo seletivo histórico em São Felipe, por ter mantido a transparência desde o início. A divulgação do resultado era de responsabilidade da empresa Liderança Consultoria, responsável pelo processo seletivo. Houve, por parte da empresa, um atraso em relação à divulgação do resultado. Mas nós não ficamos parados, durante este período.

O esforço para cobrar da empresa um posicionamento era diário e mobilizou toda a equipe de secretários e técnicos da Prefeitura, que procuravam arduamente uma resposta. Após toda esta cobrança, o resultado, enfim, foi divulgado. Mesmo com toda a importância que esse concurso tem para nosso município, ainda há aquele grupo da velha política, aqueles que só querem criticar, mas em nada se preocupam com o bem estar de nossa população.

Muitos alegaram irregularidades no concurso, mas não apontaram uma prova, nem sequer indício de nada ilegal durante todo o processo seletivo. Esse críticos não querem o bem da população, querem apenas ficar alimentando uma disputa política fora do período eleitoral. Eu não vou prejudicar meu povo amado de São Felipe por causa de disputas políticas mesquinhas.

Em gestões passadas, era comum haver reclamações de que os aprovados não eram aquele que tiveram melhor desempenho nas provas, mas sim os apadrinhados” políticos. No nosso concurso, isso não aconteceu. Os aprovados foram aqueles que melhor desempenho tiveram na seleção entre os mais de 5 mil candidatos.


Por isso mesmo, tenho o orgulho de dizer que este foi o processo seletivo mais honesto e transparente da história de São Felipe, sem qualquer tipo de falcatrua política. E quem ganha com tudo isso é o povo de nossa cidade, que terá profissionais gabaritados na prestação de serviços públicos cada vez melhores.

Vereador Jair Araújo parabeniza prefeito Chiquinho Ferreira pelos esforços para manutenção da Comarca de São Felipe

O vereador Jair Araújo parabenizou o prefeito Chiquinho Ferreira pelos esforços quem tem feito junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a manutenção da Comarca de São Felipe.

Nesta terça (3), o prefeito, o vice-prefeito Toinho, a deputada federal Alice Portugal e o empresário Reinaldo Ferreira participaram com a presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, para discutir o assunto.

Desde que foi anunciada a possibilidade de fim das atividades da Comarca, Jair Araújo tem buscado realizar ações para garantir que a Comarca permaneça em São Felipe, prestando serviços para a população.

"As conversas, pelo que conversei com o prefeito, foram bastante animadoras. O TJ-BA está tento sensibilidade e compreendendo a importância que essa Comarca tem para a cidade", disse Jair.

Ele destaca o esforço conjunto feito para a manutenção das atividades da Comarca, com a participação da deputada Alice Portugal e do empresário Reinaldo Ferreira.

"Todos estão de parabéns, pois nossa Comarca permanecerá em São Felipe. Essa possibilidade de encerramento das atividades mobilizou toda a população, os secretários municipais, toda a gestão de Chiquinho Ferreira. Realizamos uma manifestação para chamar a atenção de todos para a importância da Comarca para a cidade. Agora, os resultados desse trabalho estão aparecendo. Quem ganha com isso é a população", ressalta o vereador.

Ele ainda afirma que, caso a Comarca saísse de São Felipe, a população seria a maior prejudicada. O vereador lembra que, em média, cerca de 5 mil atendimentos são realizados por mês na Comarca.


"Todos, inclusive os empresários, seriam prejudicados. Teríamos que nos dirigir a Santo Antônio de Jesus para ter algum tipo de atendimento. Seria um grande retrocesso caso isso acontecesse", frisa Jair.

Missa de São Filipe e São Tiago presidida pelo Bispo Eméritoda Diocese de Amargosa, Dom João Nilton. Acompanhe os detalhes aqui

São Felipe BA: Pe. Valter Moura, Gregório e Gileno falam sobre a festa dos padroeiros São Filipe e São Tiago 2016

Professor Silvio Ricardo, o empresário João Pinto e o vereador Marinaldo Almeida falaram sobre os festejos dos padroeiros São Filipe e São Tiago 2016. Acompanhe os detalhes aqui

Prefeito Chiquinho Ferreira participa da festa dos Padroeiros São Filipe e São Tiago e fala sobre reunião no TJ-BA entre outros assuntos. Acompanhe os detalhes aqui

Prefeito Chiquinho Ferreira e vice Toinho participam de reunião com a presidente do TJ-BA

O prefeito Chiquinho Ferreira se reuniu, nesta terça-feira (3), com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, nesta terça-feira (3), para tratar da manutenção da Comarca de São Felipe.

A reunião, que foi bastante produtiva, segundo o prefeito, contou com a presença do vice-prefeito Toinho da Riacho Doce, da deputada federal Alice Portugal e do empresário Reinaldo Ferreira. De acordo com Chiquinho Ferreira, as negociações estão avançadas e apontam para a permanência da Comarca em São Felipe.

"A nossa expectativa é muito boa. A presidente nos garantiu que esse ano Comarca não sairá de São Felipe, mas exigiu da gestão municipal e da comunidade, assim como das pessoas que trabalham no Fórum, mais ações em relação às demandas. Nós faremos um relatório e encaminharemos pra ela, e assim tenho certeza que a nossa Comarca não sairá do nosso município", destacou o prefeito.

Desde que foi anunciada a possibilidade de encerrar o fim das atividades da comarca, o prefeito Chiquinho Ferreira tem buscado o diálogo com o TJ-BA para argumentar sobre a importância dos serviços prestados no local para a população.


Em março, centenas de pessoas foram às ruas da cidade para protestar contra a possível decisão do Tribunal. Chiquinho Ferreira ressaltou o apoio que tem recebido não apenas da população, do vice-prefeito Toinho e dos secretários municipais, mas também da deputada Alice Portugal e do empresário Reinaldo Ferreira. 

São Felipe BA: Penúltima noite do novenário dos padroeiros São Filipe e São Tiago, conta com a presença de três Padres

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Felipe parabeniza a todos os Trabalhadores que atuam na agricultura do município

O sindicato dos Trabalhadores rurais vem a publico, parabenizar todos os trabalhadores neste dia tão importante para a classe, data em que simbolizam as conquistas travadas nas lutas ao longo da historia. “Quero aqui neste momento parabenizar em especial os agricultores da agricultura familiar no município. O Sindicato há 46 anos, vem brigando em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de São Felipe. Convidamos você, homem e mulher do campo, venha fazer parte desta família, que ha 46 anos vem lutando defesa de seus diretos, juntos somos mais forte”. Pontua o presidente do Sindicato, Gerson Cavalcante.

No Dia do Trabalho, vereador Jair Araújo parabeniza trabalhadores de São Felipe

Neste 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho, o vereador Jair Araújo parabeniza todos os trabalhadores que ajudam a construir a história do município de São Felipe com muito amor, dedicação e respeito.

"Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras do nosso município que, faça chuva ou faça sol, com muita garra e dedicação, se levantam diariamente em busca de um futuro melhor. Como diz o ditado, 'o trabalho dignifica o homem'. Essa frase evidencia a relevância de trabalharmos, não apenas para nós, mas também para toda a sociedade", destacou o vereador.


Para Jair Araújo, além de um momento simbólico de comemoração, o Dia do Trabalho é também um momento de relembrar as conquistas históricas dos trabalhadores e lutar por mais vitórias.

"O trabalho é uma necessidade fundamental do homem. Foi por meio do trabalho que construímos nossa sociedade, que construímos nossa cidade de São Felipe. É através do trabalho que vamos construir uma cidade cada vez melhor para todos nós", destaca Jair.

Para finalizar, o vereador deseja a todos os trabalhadores que possa seguir fazendo grandes realizações em São Felipe.


"Cada trabalhador do nosso município é importante, pois cada um dá sua contribuição para que possamos construir uma sociedade cada vez melhor. Cada um de nós representa uma peça de uma grande engrenagem, que é o nosso município, e cada peça é fundamental para o funcionamento dessa engrenagem. Que Deus continue abençoando muito todos vocês, trabalhadores, e que, juntos, possamos dar nossa contribuição para construir uma sociedade cada vez melhor para todos", ressalta Jair.

São Felipe BA: Força tarefa entre as policias militar e civil promete retirar de circulação os veículos irregulares no município

Uma mega operação será realizada nos próximos dias, no município de São Felipe. União entre as policias civil e militar promete realizar um trabalho conjunto em dias alternados realizando Blitz com a intenção de retirar de circulação os veículos irregulares existentes no município.

Na ultima quinta-feira (28/04) mais de trinta motos que estava no pátio do DPM (Destacamento da Policia Militar), foram transferidas. Segundo o comando do destacamento da PM no município o Sgt. Pereira, logo, logo o espaço estará lotado, “estamos fechando uma parceria com o Detran, para assim que esses veículos seja apreendido possa esta sendo transferido para Cruz das Almas ou Santo Antonio de Jesus”, aponto o Comandante.

“Estamos alertado a população já faz algum tempo, a respeito da aquisição desses veículos irregulares. Algumas pessoas menos informadas acabam sendo enganadas por meliantes que comercializam esses veículos de leilão e muitos são frutos de roubo mesmo. Nós alertamos que esses veículos não são liberados para o uso, a carta de permissão dar direito a fazer o uso das peças, são designados para os desmanches”, alerta chefe da PM local. 

São Felipe BA: Policia age rápido e recupera carro furtado na tarde deste sábado na zona rural do município

Recebemos informações na noite deste sábado (30/04) que um assalto foi registrado no fim da tarde, na região da Patiobinha, zona rural do município de São Felipe, que fica situado no recôncavo baiano 178 km de Salvador.

De acordo com informações de populares, três viaturas participaram da operação, um de Conceição do Almeida, a PETO (Pelotão Especial Tático Operacional) da 27ª CIPM de Cruz das Almas e a viatura de São Felipe. Na ação a policia recuperou um veículo Fiat Uno Way, Placa Policial NKQ 9848 com licenciamento de Lauro de Freitas – BA, nas proximidades da localidade da Sodoma divisa com o município de Nazaré das Farinhas. Ainda segundo informações houve troca de tiros e alguns meliantes saíram feridos, os bancos do carro recuperado pela policia, estão com mancha de sangue.


A policia continua fazendo ronda na região, na tentativa de capturar os elementos. Os hospitais da região estão sendo monitorado caso alguns dos feridos apareça em busca pelos serviços de saúde. (JC Radialista)

São Felipe BA: Secretário de Educação Pedro Júnior fala da evolução da escola Luis Eduardo Magalhães, "Macelino é o cara, ele tem grande mérito na mudança de conceito em relação a escola, não podemos esquecer da equipe, Coordenador Pedagógico Joílson, os vices diretores, a equipe, teve um papel excepcional nesta transformação",afirma ele. Acompanhe todos os detalhes aqui

Diretor Marcelino entrevista professores da Escola Municipal Luis Eduardo Magalhães envolvidos no projeto mais cultura. Acompanhe os detalhes aqui

sexta-feira, 29 de abril de 2016

São Felipe BA: Vereadores aprovam projetos de Lei que nomeia ruas e renomeia escola municipal

Foram aprovados na sessão desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de São Felipe os projetos de lei que nomeiam as quatros ruas do bairro das Laranjeiras: Vereador Bartolomeu Alves de Lima, Vereador Aderaldo Alves de Lima e Vereador Antônio Barreto dos Santos. Estas três foram fruto de um projeto  de lei de autoria do vereador Marinaldo Almeida dos Santos.

A quarta rua do bairro, demominada Nelson dos Santos Pinto, foi do projeto de lei do vereador Orlando Reis, que também apresentou um projeto para dar nome à quarta rua do loteamento Campo Azul, de rua José Vieira de Aguiar. 

Além disso, os vereadores votaram e aprovaram o projeto de lei que renomeia a escola municipal da comunidade da Pitinga.  De autoria do vereador Jienivaldo Sousa dos Santos, o projeto altera o nome da atual escola José Sarney para Escola Municipal Justina Sacramento Santana, em homenagem à doadora do terreno onde foi construída a unidade de ensino.

Também foi aprovado o projeto de lei para que o prédio escolar Ceciliano Gusmão, na localidade do Jenipapo, à associação comunitária local, em forma de comodato pelo prazo de 20 anos.

Debates -
O vereador Zé Carlos (PT) comentou o resultado do concurso público municipal e tomou como parâmetro uma matéria da coluna OS BASTIDIRES do Blog JC Radialista, na qual cita a lisura no processo seletivo e os questionamentos de alguns insatisfeitos com o resultado.

“Eu tomo como referência no sentido de comentários o texto de OS BASTIDORES, projeto idealizado por JC, que faz um apanhado sobre o período em que aqui a Casa fez as cobranças, mas faz também uma análise crítica de todo o contexto que se tornou esse desgaste para as pessoas e principalmente para o Executivo", avaliou Zé Carlos.

São Felipe: Delegado faz avaliação dos primeiros dias de trabalho

O delegado titular de São Felipe, Adilson Freitas, fez uma breve avaliação de suas ações desde o início do mês de abril, quando assumiu o comando da Polícia Civil local. Ele citou as operações realizadas e as prisões já efetuadas mesmo neste pouco período na cidade.

“Durante essas três semanas nós focamos cada semana para um tipo de ação. Na primeira, direcionamos os trabalho para veículos com restrições de furtos e roubos, inclusive fizemos uma apreensão de veículos que se encontram aqui na delegacia para serem entregues aos proprietários. Na segunda semana, o foco foi a questão do tráfico de drogas restrito a São Felipe. Nessa terceira semana, o foco foi a zona rural, especificamente aos roubos a residências e a veículos. Também obtivemos êxito, já que prendemos um dos integrantes da quadrilha que vinha praticando esses crimes no município”, disse o delegado.

Freitas ainda comentou os episódios ocorridos em São Felipe durante o último fim de semana, quando criminosos realizaram arrastões na cidade. “Quero aqui salientar que os acontecimentos deste último sábado foram praticados no território do município de Maragogipe e não no município de São Felipe, o que significa dizer que as investigações destes roubos irá se dar no município de Maragogipe. Mesmo assim, tendo em vista repercussão que houve aqui na cidade, nós optamos por fazer uma diligência direcionada a esses assaltos e outros que tiveram antes de minha chegada. As investigações feitas apontam um suspeito e uma representação já feitas pela prisão do mesmo e dos demais integrantes da quadrilha”, enfatiza ele.


Muitas ações estão na pauta, e uma delas é relacionada ao trânsito de São Felipe. “Temos que organizar o transito. Só estamos aguardando e remoção desses veículos que já foram apreendidos e se encontram aqui no pátio da delegacia para que novas ações sejam feitas no combate às infrações de trânsito, além da poluição sonora. Com o apoio da população, iremos colocar a cidade em ordem”, finaliza o delegado.

São Felipe BA: Informativo da Justiça Eleitoral

Vereador Jair Araújo acompanha finalização das obras nas praças Cônego José Lourenço e Carlos Moura

As obras de reforma e requalificação das praças Cônego José Lourenço e Carlos Moura estão em fase final de conclusão. Mesmo antes de as intervenções serem concluídas, a população já está encantada pela beleza das novas praças, que são importantes espaços de convivência e lazer da população de São Felipe.

O vereador Jair Araújo tem acompanhado de perto as obras realizadas nas duas praças. Ele ressalta que as praças representam grande importância para a população local.

"Hoje, mesmo antes de as obras serem finalizadas, as pessoas já estão usando estas praças, seja para atividades de lazer ou para um encontro de amigos. A população estava carente de locais assim, de locais de convivência e encontro, de parar para ter uma conversa com um amigo. A população é quem mais ganha com essas obras. Estas praças estão com a beleza à altura do povo de São Felipe", destacou Jair.

O vereador comenta também os atrasos na obra, o que causou queixas por parte da população. "Houve, sim, um atraso no desenvolvimento da obra. Com a crise econômica que afeta nosso país, os repasses para a realização das obras atrasaram, o que gerou transtornos para a prefeitura e para toda a população. Mas todas as dificuldades foram superadas e hoje temos duas belas praças prestes a serem entregues à população", destaca o edil.

Jair Araújo ressalta que tem acompanhado a realização das obras desde o início, e neste período cobrou da prefeitura e da empresa que realiza as intervenções.

"Como vereador deste município, não fiquei omisso diante da situação. Sempre fui muito bem atendido pelo prefeito Chiquinho Ferreira, que, sempre transparente, me informava dos problemas enfrentados para a continuidade das obras. Acredito que cumpri meu papel de vereador, buscando tronar nossa cidade melhor para todos", enfatiza Jair.

Ele também destaca que um processo licitatório será realizado para a utilização dos quiosques localizados na Praça Carlos Moura. "Ali, poderão funcionar restaurantes, lanchonetes e demais equipamentos similares. Isso vai atrair as pessoas para ocuparem as praças. Além de trazerem benefício para a economia da cidade, aqueles espaços vai beneficiar a ocupação do espaço público, de um espaço que não é da prefeitura, mas sim do povo", argumenta Jair.


Com as obras chegando ao final, o vereador pontua que a população também deve dar sua contribuição para as praças. "É preciso que as pessoas cuidem, que ajudem na manutenção das praças. Se as pessoas observarem algum ato de vandalismo, devem denunciar para os órgãos competentes. As praças vão ficar realmente muito bonitas, mas é preciso que todos possamos dar nossa contribuição, porque as praças não são da prefeitura, mas sim do povo de São Felipe", conclui o vereador.

Obras das praças Cônego José Lourenço e Carlos Moura estão em fase final de conclusão

As obras de reforma e requalificação das praças Cônego José Lourenço e Carlos Moura estão em fase final de conclusão e em breve deverão ser entregues pela Prefeitura Municipal de São Felipe à população. Segundo o gerente de Projetos e Convênios da Prefeitura, Carlito Nunes, as obras na Praça Cônego José Lourenço estão 95% avançadas, enquanto na Praça Carlos Moura as intervenções já estão 98% concluídas.



“Estamos finalizando os trabalhos da reforma da praça Cônego José Lourenço e nos próximos dias as obras estarão prontas para serem entregues à comunidade. Estamos em fase final de acabamento, com iluminação pública sendo finalizada, as instalações, a construção do cruzeiro já edificada. Estão faltando alguns acabamentos de granito dos bancos, o anfiteatro ainda falta finalizar. Vamos fazer um revestimento, iluminação e fazer a parte de finalização”, explicou Carlito.


Na Praça Carlos Moura, as intervenções estão praticamente concluídas, faltando apenas detalhes burocráticos por parte da Caixa Econômica Federal, que é o agente fiscalizador e gerenciador do projeto junto com a prefeitura, para que possa ser realizado o processo licitatório para o uso dos quiosques.

“A comunidade já está tendo convivência na Praça Carlos Moura, restando apenas a licitação dos quiosques, com a instalação de restaurantes, lanchonetes e etc, para que seja concluída. São Felipe carece desse espaço público, e a praça está sendo muito bem frequentada”, afirma ele.


Carlito Nunes ressalta que há grande aceitação da população em relação às obras nas praças tem sido grande. “Há um retorno muito positivo da população em relação ao coreto, ao cruzeiro em frente à Igreja Matriz. Tudo vai ficar ainda mais bonito quando a comunidade fizer um trabalho conjunto para pintar nossa Igreja, que tem uma beleza ímpar”, destacou.